Tijão Construções: como a tecnologia na construção pode ser aliada para enfrentar o cenário do COVID-19

Publicado em 28 de abril de 2020 por Valéria França
Sienge tecnologia como ferramenta e apoio ao cenário Covid-19
Compartilhar

Maurílio Ricardo Peixoto, diretor da Tijão Construções, relata nesta entrevista quais as atitudes e providências tomadas diante o quadro atual da Covid-19. E como a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Maurílio Ricardo Peixoto, Diretor da Tijão Construções

Sediada na cidade de Alfenas/MG, a Tijão Construções é uma empresa familiar com tradição de 34 anos de atuação no mercado da construção civil e há 5 anos na incorporação imobiliária. A Tijão Construções tem como valores centrais a família, a qualidade e a honestidade em tudo que faz, o respeito às pessoas e a melhoria contínua dos seus produtos e processos. Por meio da qualidade e beleza de seus empreendimentos, vem se destacando no mercado imobiliário de Alfenas e região.

Como está o andamento da Tijão Construções diante da situação Coronavirus e isolamento social?

Maurílio: Continuamos com todas as nossas atividades tanto administrativas quanto operacionais e comerciais, logicamente tomando todos os cuidados necessários e nos adaptando a esta nova realidade. Neste momento estamos com uma obra em fase final de conclusão, uma segunda concluindo a fase de fundação e um projeto em fase avançada de planejamento, aguardando a melhora no cenário econômico para lançamento das vendas.

Como a Empresa está agindo em relação ao seu administrativo, colaboradores e demais processos nesse período?

Como medida de redução da exposição de nossos colaboradores e, sabendo que nosso canteiro de obras possui funcionários de faixa etária mais elevada, de imediato concedemos férias individuais para os grupos de maior risco.

O setor administrativo passou a operar em modo Home Office, priorizando a segurança dos nossos colaboradores e clientes além de auxiliar para que todos pudessem continuar fazendo parte da nossa equipe.

Durante todo o processo o foco principal foi o cuidado com os nossos colaboradores.

Na última semana, respeitando os decretos estaduais e municipais quanto à flexibilização do isolamento social, voltamos a atender em nosso escritório, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde.

Quais os cuidados que foram implementados em suas obras para prevenção de propagação do vírus?

Maurílio: Realizamos o fornecimento de EPI’s específicos como máscaras e álcool em Gel 70%. As orientações para o efetivo que permaneceu em operação forma quanto aos cuidados com a lavagem das mãos com a maior frequência possível, uso do álcool em gel quando não for possível a lavagem das mãos, cuidados ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e respeitar a distância mínima de 1,5 m nos momentos das refeições e ao realizar atividades em grupo.

Como está o contato com o Agente Financiador e quais são as medidas de estímulos que eles estão oferecendo neste momento?

Maurílio: Estamos em contato direto com as agentes financiadores para buscar as eventuais oportunidades que possam surgir diante deste cenário de pandemia. O objetivo é fortalecermos nosso caixa para enfrentarmos este momento de incertezas econômicas e de possível retração das vendas.

Diante ao quadro atual do Covid-19 no Brasil, houve algum impacto em relação às vendas de seus imóveis?

Mesmo com o cenário de retração econômica global, não sentimos impacto significativo em relação às vendas dos nossos imóveis. A perspectiva é de manutenção das vendas mediante ao crescente interesse dos clientes com perfil de investidor. Neste momento de instabilidade econômica e falta de previsibilidade dos mercados de ações, o que sugere aumento de riscos, estes investidores têm buscado a solidez e a segurança do investimento em imóveis, sobretudo aqueles com alto potencial de valorização.

Com o isolamento social, quais as ações, canais e tecnologias que vocês estão utilizando para a venda dos imóveis?

Maurílio: O fortalecimento da marca de nossa construtora nas redes sociais auxiliou no processo de divulgação dos empreendimentos sem prejuízo da mobilidade do cliente. É possível que todo o contato e a negociação sejam feitos através das redes sociais e canais de comunicação como WhatsApp ou vídeo-chamadas.

Nosso site foi preparado para informar as características e detalhes de cada empreendimento, além de contar com ferramentas de contato direto com nosso escritório, seja por formulários de contato em todas as páginas de imóveis, ou através de um Chat Online em que o cliente pode receber informações do setor de atendimento em horário comercial, ou até mesmo protocolar um ticket e receber do setor comercial a solução de suas dúvidas.

Realidade virtual aliada à construção civil

É possível também realizar a Visita Virtual em 360º dos apartamentos decorados, tanto do Ed. João Cândido Pinto quanto do Ed. Mondeville I, trazendo segurança e comodidade para o cliente que quer conhecer nossos empreendimentos sem precisar sair do isolamento social.

A tecnologia Sienge está ajudando de que forma?

Maurílio: No cenário de trabalhos em Home Office é de fundamental importância termos uma plataforma na nuvem e que auxilie na integração de todas as áreas da empresa (mesmo à distância) e na concentração de todas as informações em um único local. Isso, sem sombra de dúvida, contribui para mantermos a gestão em dia, para o bom andamento dos processos e para preservarmos a coesão da equipe e o senso de união da construtora como um todo.

Se inscreva para receber nossos melhores conteúdos toda semana.


Compartilhar