Sienge: melhorias na tabela de preços do módulo comercial

Publicado em 14 de fevereiro de 2020 por Valéria França
Sienge melhorias de produto no módulo comercial

É com prazer que apresentamos as melhorias implementadas para a Tabela de Preços do módulo comercial.

Foram realizadas entrevistas com usuários e parceiros para entender as dores e as principais necessidades, além disso, após as implementações foram realizados testes de validação com todos envolvidos.

Portanto, preparei um tutorial passo a passo para você. Vamos lá?

Passo a passo

Em módulo Comercial/ Apoio/  Tabela de preço/ Cadastro, selecione o empreendimento, pesquisa tabela de preço, pelo nome(1), que já é uma implementação nova dessa última versão, agora também já é possível ver o início da vigência(2) e o fim  da vigência(3) na própria gride de resultados (Vide imagem). Já é possível também copiar uma tabela já existente(4), ou seja, criar uma tabela nova a partir dos registros de uma tabela já existente.

Tabela de preço Sienge e suas melhorias

Clicando no lápis(edição), você pode ver na tabela informações gerais,  condições de pagamento, informações da tabela, informações para viabilidade e histórico(quantas vezes essa tabela foi alterada). Observe que houve uma reorganização das informações para ficar mais amigável para o usuário.

cadastro de tabela de preço Sienge
Sienge informações com usabilidade

Clicando no lápis no item em condições de pagamento, simule um ajuste na condição de pagamento.  Exemplo: insira a porcentagem do item em 20%, observe, assim que já é feita a alteração também acima em “% do valor da indexador para unidade correção”. Veja imagem abaixo:

simulando um ajuste na condição de pagamento
criado uma condição de pagamento

Próximo passo, clique em adicionar, e a seguir crie uma nova condição de pagamento, exemplo 80% em “% valor da unidade” e em “Qt.parcelas” 36 meses. Abaixo dele, temos o vencimento (outra novidade), que será “Definido pela série” ou data “Informado”, se for definido pela série, coloque a quantidade de meses após  a data do contrato que será a data de vencimento daquela condição(coloque um mês após), assim o sistema nos apresenta uma informação com exemplo, para ficar mais claro(imagem abaixo), onde você poderá entender melhor o que se trata a série.

crie uma nova condição de pagamento

Então, a partir da emissão do contrato, após 1(um) mês  é que os vencimentos dessa condição serão realizados. Confirme e tenha agora 2(dois) tipos de condições nessa tabela. Veja abaixo:

Aplicar 2 tipos de condições nessa tabela
Tenha 2 tipos de condições nessa tabela

Aba “Valor Especial de Unidades”

Outra novidade em melhorias na tabela de preço é a aba “Valor Especial de Unidades”. 

Outra novidade é a aba “Valor Especial de Unidades”.

Clicando nesta aba você poderá informar valores especiais de unidades específicos para essa tabela de preços. Abaixo temos uma explicação para que serve e qual é a regra de negócio para ela funcionar. Ou seja, para você informar um valor específico, especial de unidade nessa tabela, essa unidade não pode ter fração VGV, então ela tem que ter apenas a quantidade indexada.

nesta aba você poderá informar valores especiais de unidades específicos para essa tabela de preços

Essa tela serve para caso você queira fazer uma tabela com valores especiais de unidades, ou seja, uma tabela promocional para um feirão de vendas onde você queira fazer para fazer um valor promocional específico, por exemplo, uma Black Friday, você quer dar 20% de desconto para algumas unidades, dessa forma, você pode emitir essa tabela com esses valores especiais. Vale salientar que esses valores especiais serão apenas dessas tabelas de preço, portanto eles não serão alterados no campo no cadastro da unidade.

Como fazer?

Na imagem abaixo você pode ver o campo de valor especial da unidade, onde você poderá informar as unidades as quais você deseja alterar o valor.  Clique em adicionar e selecione uma unidade em específico que deseja alterar o valor e que esteja disponível.

na imagem você pode ver o campo de valor especial da unidade, onde você poderá informar as unidades as quais você deseja alterar o valor

Após selecionado, você pode fazer a alteração manualmente no campo valor especial, depois salvar. Você pode também fazer uma alteração de valores em massa. Faça o passo anterior e selecione várias  unidades disponíveis que deseja alterar em massa.

Seleção em massa

Vamos fazer um exempo:

Selecione todas as unidades como na imagem abaixo, marque o campo “Tipo: Por percentual”, marque o campo “Reajuste: Redução”, e no campo “valor: 20”, depois basta clicar em “Aplicar”.

Você pode observar que foi aplicado 20% de desconto em todas as unidades selecionadas. Porém, ainda não foram salvas  essas informações, pois essa alteração foi aplicada apenas  na grid da tela para você fazer a conferência antes da confirmação. 

Antes CONFIRMAR ou SALVAR a alteração você irá conferir os valores, ajustar se necessário. Você pode mexer e alterar novamente manualmente campo a campo do “Valor especial*” também.

Feito isso, cliquem em “Salvar”. Agora sim, dados formam atualizados!

Essa alteração foi aplicada apenas na grid da tela para você fazer a conferência antes da confirmação.

Como utilizar os dados alterados?

Quando você faz as alterações no cadastro da tabela de preços e clicar em salvar, a próxima tela virá o link para emissão da tabela de preço como nas imagens abaixo:

Como utilizar os dados alterados?
Como utilizar os dados alterados?

Ao clicar em no link “Emitir tabela de preço”, as informações na tela virão pré-preenchidas conforme a tabela que você estava editando. 

Nessa tela houve algumas melhorias também, por exemplo, ao selecionar o “Tipo de relatórios: detalhado” é possível ordenar as unidades pela “Unidade” ou pelo “Tipo de imóvel”, além disso, será possível emitir a tabela filtrando a partir de agrupamentos de unidades, selecionado as opções disponíveis em “Filtros de unidades”, veja imagem abaixo:

Ao clicar em “Emitir tabela de preço”, as informações na tela virão pré-preenchidas conforme a tabela que você estava editando.

Além disso, você poderá agrupar nessa parte a nota de rodapé, ao qual irá conter as informações dessa tabela caso queira adicionar uma nota.

Adicionar nota

Ao  clicar em “Emitir”,  será apresentado o relatório com o nome da obra, o agrupamento da unidade ao qual essas unidades estão sendo apresentadas nessa tabela, o nome da tabela, e o período de vigência, que é uma melhoria que também foi implementada. Exemplo, imagem abaixo:

Ao clicar em “Emitir”, será apresentado o relatório

Como utilizar essa tabela alterada na proposta?

Para isso, vamos em Cadastro de proposta, selecione o empreendimento, a unidade principal, você poderá observar que o valor ainda está o original, aquele do cadastro da unidade.  Para fazer a alteração desse valor conforme a tabela, você precisa selecionar a tabela ao qual foi feita as alterações, em “Tabela de preço” conforme a segunda e terceira imagem abaixo. Ao selecionar, o valor atualizado irá aparecer na proposta.

Como utilizar essa tabela que foi alterada na proposta?
você poderá observar que o valor ainda está o original, aquele do cadastro da unidade
você poderá observar que o valor ainda está o original, aquele do cadastro da unidade

Espero que tenham gostado destas melhorias!

Você ainda não conhece o ERP Sienge Plataforma? Então peça uma demonstração sem compromisso aos nossos consultores agora!

Fonte: Sienge – Monica Possel – Product Manager