Novidades Sienge: novo Dashboard Gerencial Financeiro

Publicado em 31 de janeiro de 2020 por Valéria França
ERP Sienge Plataforma e 2G soluções- Ajudando na construção Civil

Uma entrega bastante aguardada por todos e que foi trabalhada ao longo do ano de 2019, “o novo Dashboard Gerencial financeiro, painel do módulo financeiro”. Ao final de dezembro foi concluído para  todos os clientes data center.

Por que apenas clientes data center? Devido a uma restrição de tecnologia, pois envolve migração de dados que demanda a utilização de tecnologias diferentes como o uso de Kafka, por exemplo. Com isso, acabou impossibilitando  a disponibilização para clientes locais.

Portanto, ao final de dezembro foi feito  baterias de testes para que hoje esteja disponível para uso. Essa é uma entrega bastante aguardada, e a ideia é fugir um pouquinho da visão mais clássica de relatórios (a visão mais analítica), e disponibilizar assim as principais informações financeiras de forma mais objetiva (gráficos), para que você possa acessar e  ter uma tomada de decisão mais rápida.

Você poderá visualizar no “Dashboard gerencial financeiro”, títulos a receber e a pagar na visão de realizado  e também de lançamentos futuros. Tudo isso de uma forma bastante visual e lúdica, para você obter tomada de decisão rápida e assertiva.

Espera-se que esta funcionalidade/tela funcione como um ‘Cockpit’, ou seja, que possa ser acessada rapidamente para que o gestor possa antecipar um eventual descasamento de caixa, justificar alguma antecipação de receita, dentre outros. Fugindo da estrutura analítica tradicional, essa entrega quebra um paradigma de um software totalmente analítico, e com tecnologias novas.

Apresentação do Dashboard

O  “Dashboard gerencial financeiro” para clientes Data Center encontra-se no módulo Suporte à Decisão/Gerencial Financeiro/Dashboard Financeiro, como na imagem abaixo:

Dashboard gerencial financeiro para cliente Data Cente

Ele possui este card, que é a principal funcionalidade do Dashboard gerencial financeiro. Aqui você pode ter uma visão ano, ele pega a partir do mês que você selecionar, e irá apresentar o seu realizado e a realizar tanto de receitas quanto de despesas. Além da linha azul de resultados (imagem abaixo), ele irá demonstrar essa visão em uma ótica anual, apresentado por mês em uma visão de 12 meses.

Este card que é a principal funcionalidade

Em filtros, canto superior esquerdo (imagem abaixo), você pode selecionar todos os filtros para visualizar de formas distintas, grupo de empresa, centro de custo, área de negócio e conta corrente. Filtrar de maneira a quebrar a visão de todas as formas possíveis, por meio desses diversos filtros disponíveis.

Dashboard financeiro em filtros

À direita do Dashboad, você pode observar que ele apresenta um pouco do detalhamento da entrada, quantidade de movimento que você tem no dia, por valor desses movimentos, a visão do dia seguinte, da semana, mensal, e depois o montante total do período. E por fim, a Previsão do período.

Na direita do Dashboad, você pode observar que ele apresenta um pouco do detalhamento

E abaixo uma visão análoga a de cima, porém com o olhar de saída  com seus detalhamentos.

uma visão análoga a de cima, porém com o olhar de saída com seus detalhamentos.

Abaixo, uma visão geral dos totais, ou seja, resultado e saldo total de todas as contas, total em caixa, em conta corrente e o total em investimentos.

Veja uma visão geral dos totais, ou seja, resultado e saldo total de todas as contas, total em caixa, em conta corrente e o total em investimentos

Na tela da imagem abaixo você tem uma visão que apresenta o dia anterior, dia atual e seis dias para frente, com as entradas, saídas e o resultado.

Clicando em cima  de cada um, o item expande e você pode ter uma visão mais detalhada com cinco movimentos do período, como entrada, saída e resultados.

Clicando em cima de cada um, o item expande

Abaixo você pode observar que temos uma visão aberta por plano financeiro e também em visões de três meses, podendo visualizar quais são as entradas  nas contas totalizadoras, e também nas contas analíticas. Ou seja, quanto entrou, quais foram as receitas ou despesas, quebradas por planos financeiros respeitando os filtros da mesma forma.

Temos uma visão aberta por plano financeiro e também em visões de três meses

Espero que este artigo tenha lhe ajudado, aproveite as novas funcionalidades disponíveis hoje, e sucesso em suas tomadas decisões!

Fonte: Tutorial elaborado a partir da apresentação de Maurício – Responsável pelas soluções financeiras do Sienge Plataforma.

Se inscreva para receber nossos melhores conteúdos toda semana