Marina Contábil: Saiba quais são as vantagens da Contabilidade Online integrada ao Sienge

Publicado em 14 de abril de 2020 por Valéria França
antagens da Contabilidade Online com o Sienge
Compartilhar

As empresas brasileiras são obrigadas a manter uma escrituração contábil e fiscal, recolher tributos e declarar ao fisco. Somo “campeões” em tempo gasto para cumprir essas obrigações.

Dessa forma, para facilitar e otimizar os processos, o serviço de contabilidade online já está consolidando cada vez mais em todo Brasil, principalmente com as vantagens oferecidas por um Softwares de gestão como o Sienge Plataforma que faz a integração de sua empresa com o escritório de contabilidade.

Marina Canêdo CEO da Marina Contábil, especialista no ramo da construção civil, amplia essa visão em sua empresa, ela nos conta neste artigo as principais vantagens dessa integração com a contabilidade online. Confira!

Conheça a contabilidade que gera valor com o Sienge

Marina Canêdo – CEO Marina Contábil

A Marina Contábil foi fundada em 1981, pelo meu pai, Sebastião Canêdo, hoje meu sócio.

Antes da decisão pela constituição do escritório, ele havia trabalhado por oito anos em duas empresas do ramo da construção civil, ambas Sociedades Anônimas, sendo que em uma delas ele era o Contador responsável.

Assim, por esta influência, experiência e também rede de contatos, desde a fundação a carteira de clientes da Marina Contábil se concentrou consideravelmente no setor de Construção Civil.

Hoje atuamos em todas as áreas: indústria, comércio, serviços, sem nunca perder foco e expertise neste ramo que é a razão de existirmos: a Construção Civil.

Quando comecei a atuar no escritório, em 2008, decidi trazer experiência de outras vivências profissionais e viramos referência em atendimento a empresas estrangeiras no nosso mercado. Atuamos desde 2009 com atendimento a sucursais nacionais de empresas de capital estrangeiro e atualmente temos clientes da Inglaterra, Austrália, Rússia, China, Bélgica, Canadá e Panamá.

Quais os benefícios para o cliente em ter um Software de gestão integrado como o Sienge?

Marina: Vejo como benefício principal o fato de que, uma vez integrados contabilidade e cliente, todas as informações são geradas dentro da empresa do cliente evitando o tráfego de documentos e agilizando consideravelmente todo o processo de contabilização, emissão de guias para recolhimento de impostos, geração de relatórios e suas respectivas análises.

Esta dinâmica diferenciada é muito importante não só para a rotina fiscal e contábil das empresas, mas também para as tomadas de decisões.

Quais os benefícios para contabilidade em ter um Software de gestão integrado como o Sienge?

Marina: Respondendo de forma bem prática, imagina que no final do mês, o cliente encaminha para o escritório três caixas-box de documentos. Estes documentos terão que ser manuseados um a um, lançados manualmente e depois conciliados usando extratos bancários impressos e planilhas e mais planilhas de Excel que o cliente precisa ter o trabalho de elaborar e enviar ao Contador, para “ajudar” no fechamento do mês.

O Software da Sienge rompe com esse critério caótico de atuação, nos permitindo ir muito além de simplesmente fazer um fechamento às pressas, nos deslocando para uma realidade onde ambos ganham e muito.

Com um sistema 100% integrado como o Sienge, como é estar instantaneamente dentro do cliente?

Marina: Este sempre foi o nosso sonho de consumo. Aparelhamos nosso escritório com tecnologias que nos permitem mover para uma nova dinâmica, capaz de nos conectar com nossos clientes, onde quer que eles estejam – e alguns dos nossos estão bem longe (risos). Onde quer que seja sua obra. E em tempo real.

Como funciona a agilidade e produtividade de ambos?

Marina: Hoje em dia, não são poucos os escritórios que já estão trabalhando de forma automatizada. A inteligência artificial, no nosso setor, já é capaz de criar robôs para, por exemplo, identificar que um documento está arquivado na pasta errada e te dar um alerta. Ou ir automaticamente no banco, trazer o extrato bancário do cliente e fazer quase toda a conciliação sozinho.

A inteligência artificial também pode atuar na geração de índices gerenciais, permitindo ao Contador atuar de maneira consultiva e, ao cliente, receber uma prestação de serviços muito mais qualificada.

Com o lançamento financeiro do cliente, é gerado o movimento contábil. Poderia nos dizer como é esse processo de movimento ponta a ponta?

Marina: Uma vez que o escritório contábil está conectado ao modulo contábil do cliente, toda a movimentação que é gerada dentro da empresa é monitorada pela contabilidade, em tempo real.

Isto evita, por exemplo, que o contador venha a descobrir erros do cliente na emissão de documentos muitos dias depois que a transação tenha ocorrido. Entre outras, acho que esta é uma das principais vantagens do procedimento ponta a ponta, sem falar na eliminação do retrabalho, obviamente.

Poderia nos falar sobre a segurança e confiabilidade dos dados, comparando o tradicional com o digital?

Marina: Os fatores segurança e confiabilidade, a meu ver, são fortalecidos, justamente porque os documentos deixam de transitar fisicamente. Enquanto que, eletronicamente, já existem tecnologias que permitem que nosso dinheiro, nossos bens imóveis, os processos judiciais, quase todas as transações das empresas sejam submetidas aos processos de automação, guarda e operação dos dispositivos virtuais, de maneira segura e numa escala que não tem mais como recuar.

E quanto à redução de custos, há uma diferença considerável?

Marina: Com certeza a redução de custos, principalmente nestes tempos difíceis, é a maior preocupação de todos nós. Não há dúvida de que os sistemas automatizados reduzem consideravelmente os custos.

No caso do sistema Sienge, que é voltado para as empresas de engenharia, ele não só ajuda no controle da produção, como também facilita a interface cliente/contador.

O usuário pode não só verificar os resultados das suas obras, como também ter as informações contábeis e gerenciais, na palma da mão. Isso necessariamente conflui para um melhor gerenciamento e redução de custos.

Como funcionam os relatórios contábeis instantâneos, o cliente obtém os dados por período que desejar?

Marina: Na verdade, os relatórios contábeis ficam no próprio sistema Sienge do Cliente. Os dados estão o tempo todo à sua disposição, não importa qual seja o período.

A empresa se torna mais independente por ter acesso fácil aos documentos de gestão contábil?

Marina: Com toda certeza. O fato de ter os documentos dentro do seu próprio sistema, dá ao usuário muito mais independência quanto ao acesso às informações das quais necessita.

Conclusão

Uma contabilidade bem administrada torna-se um diferencial competitivo para sua empresa.

Com o Sienge você realiza lançamentos, cumpre as obrigações e consolidada as informações contábeis. Transforme sua contabilidade em um recurso valioso para a análise dos resultados de sua empresa.

Uma das facilidades deste módulo é a Integração Contábil, que integra as informações do Sienge com outros sistemas contábeis. É um recurso do qual se lança mão quando um cliente adquire o Sienge mas quem vai operar a sua contabilidade é um escritório contábil.

Obtenha rastreabilidade dos lançamentos contábeis, seja ágil e seguro na emissão de suas obrigações contábeis, tenha mais facilidade para realizar o encerramento do exercício a qualquer momento, trabalhe com a contabilidade por centros de custo, emita demonstrações contábeis a qualquer momento, tome decisões com base em dados confiáveis.

Você ainda não conhece o ERP Sienge Plataforma? Então peça uma demonstração sem compromisso aos nossos consultores agora!

Se inscreva para receber nossos melhores conteúdos toda semana


Compartilhar