Fornecedores de construção civil: Critérios estratégicos para contratação

Publicado em 5 de dezembro de 2019 por Valéria França
Fornecedores de construção civil: Critérios estratégicos para contratação

A contratação de fornecedores de construção civil é uma das tarefas mais importantes no planejamento de uma obra. Visto que, a idoneidade dos fornecedores de construção civil implica em evitar problemas como descumprimento de prazos e entrega. Principalmente de materiais de baixa qualidade e defeituosos.

Sem contar que, é fundamental que a escolha do fornecedor de construção civil vá de encontro às práticas corretas de mercado como, por exemplo, respeito a legislação ambiental, trabalhista e fiscal.

Observa-se com frequência acidentes e disfunções  provocados pelo emprego de materiais e insumos ruins e de baixa qualidade.

Portanto, é de extrema importância ter um cadastro de fornecedores confiáveis, pois, é uma estratégia que visa a qualidade e reputação da sua empresa. Além disso, evita, dores na compra e problemas futuros.

A seguir apresento alguns critérios para ajudá-lo na seleção e escolha de fornecedores de construção civil.

Diversificar Fornecedores

Segundo o Sebrae é recomendável ter um cadastro com mais de um fornecedor de produto, de tal forma que, evite a dependência de uma única empresa de abastecimento.

Ainda segundo o Sebrae, deve haver clareza nessa parceria entre empreendedores e fornecedores.

É importante lembrar que os fornecedores devem suprir as necessidades inerentes ao negócio, minimizando os estoques e atendendo suas solicitações nos prazos estabelecidos. Como o desempenho do fornecedor interfere diretamente na atividade da empresa, o ideal é que seja encarado como um “sócio” e, dessa forma, o relacionamento deve ser do tipo ganha-ganha.
Espremer o fornecedor não é uma boa estratégia de longo prazo, pois pode comprometer o relacionamento e a viabilidade de fornecimento.”

Além disso, é necessário ressaltar a atenção para fornecedores sustentáveis, visto que, fornecedores ou empresas que adotam essa postura social e responsabilidade ambiental,  estão de encontro a um maior espaço no mercado.

Negociação com forcedores

Seguimos então aos critérios da contratação de fornecedores de construção civil, relevantes e pertinentes.  Vale lembrar que, este serve para  empreendedores, engenheiros, arquitetos, gestores e demais envolvidos no setor da indústria da construção civil.

Variação

Como já citado acima, diversificação de fornecedores é um dos principais conselhos do Sebrae. Então,  caso não seja sua prática atual, é fundamental que você tome providências para seguir este caminho. Dessa forma, você previne a dependência de uma única empresa bem como o risco da falta de abastecimento.

Diante disso, é aconselhável a atualização periódica da situação de seus fornecedores, essa revisão envolve a situação de atividade entre outras.

Credibilidade

A qualidade é uma questão de medida básica e de extrema importância. Informe-se sobre a reputação do fornecedor, converse com clientes e pesquise na ‘internet’, são ótimas fontes buscas no Google, Redes Sociais e Reclame aqui.

Avalie o grau  de compromisso e confiabilidade do fornecedor, seja, no cumprimento de cláusulas contratuais, principalmente em relação a prazo e qualidade.

Uma visita à sede da empresa é uma oportunidade para averiguar as condições de trabalho e produção do fornecedor. É uma boa estratégia para certificar boas práticas do mesmo.

Situação legal

De forma alguma arrisque em ter negócios com empresas que não sejam regulamentadas quanto às exigências legais para funcionamento. Cheque junto à Receita Federal consultando o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Essa consulta apresenta dados da empresa, bem como, se está ativa ou não ativa. Caso esteja “não ativo” é um péssimo sinal, logo, descarte imediatamente.

A Receita Federal possui também o APP gratuito, no qual você pode consultar via smartphone, disponível em iOS e Android.

Licenciamento Ambiental

Este é um ponto que merece uma atenção e cuidado redobrado, principalmente pelo que anda ocorrendo no país, ou seja, acidentes ambientais gravíssimos.

Como procedimento padrão peça ao fornecedor de construção civil o número de processo de sua licença ambiental, alguns órgãos da federação possibilita a consulta por meio do nome completo da empresa ou da unidade da federação. É importante consultar e validar no órgão estadual, visto que, nenhuma atividade industrial deve operar legalmente sem a  licença ambiental.

A licença ambiental é uma exigência legal para empreendimentos ou atividades que usufruem  de recursos naturais e causam impactos no meio ambiente, de forma a conter e compensar os danos ambientais.

Transporte

Do ponto de vista sustentável, o transporte também determina o consumo de combustíveis fósseis. Dessa forma, quanto mais próximo ao local de distribuição do fornecedor, mais fácil, ágil será a entrega de insumos.

Vale ressaltar que o custo final do produto diminui com as menores distâncias. Com isso, avalie toda a logística e capacidade de entrega do fornecedor, isso afeta diretamente o prazo e segurança da entrega.

Qualidade

Busque aqueles fornecedores que ofereçam todos os requisitos de garantia de qualidade dos produtos que você precisa para sua obra. Que cumpram os requisitos mínimos de qualidade, segurança e disponibilidade. A seguir você verá como!

Histórico de mercado

Averiguar com os profissionais, engenheiro, pedreiro, encanador, pedreiro, entre outros, como determinado material se adéqua ou responde nas obras onde está sendo empregado. 

Questão essa que exige a atenção da equipe de compras, em pesquisar, analisar e ficar atenta aos detalhes, defeitos, ou até mesmo retrabalho em decorrência da má qualidade.

Acabamento e revestimento são sempre grandes vilões, diante disso, lembre-se de reportar ao fornecedor qualquer problema, assim ele poderá tomar providências em relação a isso. Principalmente se ele for comprometido com a qualidade.

Averiguar com os profissionais envolvidos na obra

Certificações

A prática e respeito às normas e as certificações no  fornecimento de materiais de construção civil é imprescindível  e obrigatória. Dessa forma, é pré-requisito para garantir a qualidade de uma obra, bem como, segurança e conforto.

As certificações e normas são diferenciais significativos na hora de avaliar os materiais. A Norma ABNT NBR 15575 norma de desempenho, que define critérios ou procedimentos mínimos de desempenho para Sistemas:

  • Estruturais;
  • De pisos:
  • Vedações verticais internas e externas;
  • De coberturas;
  • Hidrossanitários;

Outro ponto aconselhável, é selecionar empresas que tenham certificações em programas de gestão de qualidade, como:

Compromisso socioambiental

Relacionar-se com fornecedores de construção civil que tenham responsabilidade social e ambiental é uma garantia de manter a credibilidade da sua empresa. Fornecedores esses, que cumprem normas e direitos fundamentais  da Organização Internacional do Trabalho.

Além disso, documentos de licenciamento ambiental, observar se o fornecedor possui realmente programas de recursos naturais e conservação de energia.

Estes itens são indicativos de credibilidade e seriedade da empresa fornecedora, que reflete qualidade de seus materiais e confiança em relação a negociações de prazos e preços.

‘Softwares’: Tecnologia para uma escolha segura de fornecedor

Softwares de gestão para controle de suas compras com um cadastro amplo de fornecedores de materiais de construção, viabilizam e otimizam a gestão da obra. É aconselhável o auxílio de uma tecnologia para esse trabalho.

Softwares específicos para isso, como o Sienge Plataforma, permite contratar módulos para gerenciar fluxo de compras, estocagem, distribuição de materiais, bem como, contratação de prestação de serviços.

Diante disso, temos como exemplo o Portal do Fornecedor do Sienge, que é um complemento do Sistema de Compras. Ele otimiza o processo de cotação de materiais, permite o envio automático de convite para fornecedores participarem de cotação de preços cadastradas.

Sendo assim, o Sistema Sienge recebe e processa as respostas para gerar um mapa comparativo, eliminando assim a digitação manual das respostas dos fornecedores de construção civil. 

Após análise e contratação do fornecedor (custo-benefício), vem a entrega do produto e averiguação final. Assim, com base nos critérios como qualidade, prazo e preço, você poderá avaliar e registrar no sistema. Caso o desempenho desse fornecedor fique abaixo da meta, o mesmo será vetado automaticamente de cotações futuras. Com isso, você tem uma garantia de um ambiente de concorrência imparcial e seguro.

Preço

Sabemos que o preço é um item importante e às vezes visto em primeiro lugar, mas é aconselhável avaliar outros aspectos, pois, pode ser  o barato que sai caro não é mesmo?

Diante disso, vale ressaltar que produtos com preço muito abaixo do mercado podem conter matéria-prima inadequada e de baixa qualidade. 

Sendo assim, isso pode ter um impacto para a credibilidade do seu negócio, visto que, poderá ocasionar uma construção defeituosa.

Portanto, avalie o melhor preço baseado em critérios como produtos de primeira linha e esteja certo que está lidando com um fornecedor de construção civil confiável e de credibilidade.

Considerações finais

Diante de todas as informações listadas neste artigo, fica claro que é necessário dispor de um tempo para avaliação minuciosa dos seus fornecedores, rever e aplicar todos os ajustes necessários neste campo.

Em suma, o benefício não está apenas na economia, e sim, em diversos critérios de avaliações. Assim, você garante para seu empreendimento boas práticas de qualidade, segurança, bem como, responsabilidade socioambiental.

Uma última observação do SEBRAE, que explana bem a relação de parceria entre empresa e fornecedor:

“A parceria deve pressupor um alinhamento de objetivos e confiança, e ser baseada em princípios de qualidade, excelência e responsabilidade, que devem ser negociados no estabelecimento da parceria.”

Se este conteúdo foi útil, fique à vontade para compartilhar a quem possa interessar também!

Fontes: Site Sienge | Site ACEweb

Se inscreva para receber nossos melhores conteúdos toda semana