BIM na Construção Civil: Quais são os benefícios para sua empresa?

Publicado em 11 de dezembro de 2019 por Valéria França
BIM (Building Information Modeling) ou a Modelagem de Informações da Construção
Compartilhar

O BIM (Building Information Modeling) ou a Modelagem de Informações da Construção é um processo para criar e gerenciar todas as informações sobre um projeto. Ele tem como resultado uma saída como Modelo de Informações da Construção, no qual, contém descrições digitais para todos os pormenores e aspectos do projeto físico.

O BIM beneficia todas as fases do ciclo de vida do projeto e da construção mesmo após sua conclusão. Visto que, a necessidade de gerenciamento de ativo é um processo contínuo, e envolve o manuseio de grande volume de dados  e responsabilidades para o qual o BIM é a solução completa.

O BIM permite facilitar a troca de informações entre as partes envolvidas, proporcionando a redução de custo, erro e redundância. Fatores estes decorrentes no modo tradicional. Outro ponto importante é a melhoria da produtividade da equipe, uma vantagem visível.

Projetos modelados

Os projetos modelados em BIM podem conter materiais e produtos reais que serão aplicados na construção, com todas suas características e especificações. O BIM no processo da construção é utilizado principalmente para simulação, estimativa e análise de construção em conjunto com todas as diversas áreas envolvidas na construção.
Existem sites que possuem enormes bibliotecas de produtos para inserir no seu desenho. Dessa forma, a plataforma BIM acaba funcionando como um  grande catálogo de fornecedores facilitando o processo projectual.

Encontramos mais benefícios do BIM por meio das planilhas geradas no sistema, essas são geradas com dados dos atributos utilizados no projeto, nos quais, você pode inserir preço e prazo de entrega. Portanto, ele automatiza processos de programação, análise, documentação, fabricação, logística de construção, cronogramas e orçamentos.

Novo processo no mercado

Os benefícios na adoção do BIM, principalmente no que se refere à redução de custos, tem evidenciado cada vez mais essa metodologia fazendo que seja aceita e adotada cada vez mais no mercado mundial.
O BIM chega para incrementar o desenho ou informações gráficas para um mundo de dimensões com informações gráficas associadas, como, por exemplo, materiais e quantitativos. Uma inovação  na forma de pensar na construção, pois leva em consideração os projetos complementares. Promove assim, a multidisciplinaridade e a integração das informações gráficas, não gráficas e todo o mapeamento do projeto.

Dessa forma, oferece com assertividade aos engenheiros e arquitetos  o máximo de detalhes do empreendimento.

O BIM oferece com assertividade aos engenheiros e arquitetos

BIM: Brasil

No Brasil, o setor é mais conservador e muitas empresas ainda resistem à implantação da metodologia BIM. Principalmente as de menor porte, que encontram entrave na verba para investimento, pois as licenças são caras, as máquinas necessitam de mais memória, processadores potentes e uma equipe capacitada.

No Brasil o Governo Federal irá exigir o uso da plataforma BIM a partir de 2021. O  Decreto 9.377/2018 assinado em maio de 2018 pelo então presidente Michel Temer institui a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM. Com o decreto o governo pretende propagar o uso do BIM nos projetos e  obras públicas, bem como criar condições favoráveis para o investimento público e privado do BIM.

Benefícios do BIM

Dentre algumas vantagens ou benefícios do BIM já citados neste artigo, ele ainda oferece muito mais. Agora, irei citar alguns aspectos técnicos de grande relevância que facilita muito o gerenciamento de projetos no BIM, são eles:

Plataforma de análise

A modelagem de informações da construção fornece uma plataforma em nuvem para a realização das análises de construtividade e monitora a construtibilidade.

Facilidade na tomada de decisão

Análise visual de um empreendimento facilita a tomada de decisão com mais assertividade. Desde os detalhes  do consumo de energia até as condições ideais de iluminação. O BIM oferece melhores soluções, como mudança de materiais e orientação, massa e espaço para todos os problemas.

Avaliação de custo

A modelagem 4D e 5D são características únicas oferecidas pelo BIM, no qual, o modelo 4D permite que o engenheiro avalie o andamento das fases do projeto. O modelo 5D permite a avaliação de custos de um projeto e podem ajudar na obtenção de soluções de menores custos. Permitindo assim a estimativa de custos de construção baseada em modelo no estágio de planejamento.

O uso de ferramentas BIM, como o Revit da Autodesk e o BIM 360 Docs, automatiza a tarefa de quantificar e aplicar custos.

Como existe a possibilidade de integração entre o modelo BIM e um banco de dados contendo estimativa de custos, é possível obter uma estimativa mais precisa ainda.

Visualização do projeto

Possibilita a visualização do projeto de pré-construção antes que a pá atinja o solo. O modelo 3D permite  que os clientes experimentem como será o espaço, oferece assim, a capacidade de alterações antes mesmo do início da construção.

Coordenar as negociações

O BIM permite coordenar melhor as negociações e os subcontratados, detectando conflito MEP, interno e externo antes mesmo do início da construção. Como, por exemplo, os conduítes coincidem com uma vida de aço?

Custo reduzido

Custo reduzido e risco mitigado, ou seja, com o número cada vez maior de membros da equipe utilizando os dados do projeto, a colaboração em tempo real e um único repositório de documentos como o BIM 360 Docs, reduz o risco de qualquer empresa utilizar informações desatualizadas. Uma visualização geral do projeto antes do início permite mais pré-fabricação e reduz o desperdício de materiais não utilizados.

Design e documentação

O BIM permite que o design e a documentação sejam executados ao mesmo e que a documentação seja alterada facilmente para se adaptar às informações.

Segurança da construção

O BIM pode ajudar a melhorar a segurança da construção, identificando os perigos ante mesmo que eles se tornem problemas por meio de visualização e planejamento da logística do local com antecedência.

Gerenciamento das construções

Um registro digital preciso e contínuo das informações do empreendimento é valioso para o gerenciamento de instalações durante todo o ciclo de vida do mesmo.

BIM: Integração com um ERP da Construção Civil

O Engenheiro de custos, de planejamento e orçamentista, gastam  muito tempo fazendo o levantamento quantitativo para depois fazer a planilha de orçamento. E esse trabalho é alterado uma série de vezes durante a obra.

Portanto, o engenheiro por exemplo, acaba fazendo um trabalho braçal ao ficar levantando quantitativos ao invés de direcionar o foco verificando o orçamento, tornando-o mais enxuto e mais eficiente. É aí que entra a integração ou união do ERP da construção civil com o seu software de BIM.

Dessa forma, toda a fase de levantamento de quantitativo é automatizada por meio dessa união. Então, se você tem alguma alteração de projeto, fica muito mais fácil de fazer essa atualização de orçamento. Assim, você obtém velocidade nessa etapa, elimina a forma manual que dá margens a erros e retrabalhos.

Assim o engenheiro pode focar seus esforços nas análises de custos e trazer mais valor agregado à orçamentação.

Integração do BIM com o Sienge

O ERP da construção civil Sienge Plataforma  possui um ícone específico de importação e exportação no sistema de integração com o BIM. Dessa forma, é gerado um arquivo .txt que é carregado no Revit.

Com essa tabela, o Revit nas configurações dos elementos estruturais no projeto 3D, irá vincular cada projeto na tabela a cada elemento estrutural importado do Sienge. Como resultado, o projeto 3D fica 100%. Assim, cada elemento estrutural vinculado a um serviço da tabela estrutural de referência do Sienge.

Então, é feita a exportação de volta, em arquivo .txt para dentro do Sienge.

No vídeo abaixo você pode observar o funcionamento dessa prática:

Interessou, quer saber mais e conhecer o Sienge?  Clique aqui e peça uma demonstração, ou fale conosco no (31)3653-4576.

Conclusão

Em resumo, a Modelagem de Informações da Construção BIM, além de ser uma excelente ferramenta técnica da construção, pode ser usado como uma ferramenta de gerenciamento de projetos e de colaboração e controle entre partes interessadas.

O BIM oferece melhor qualidade do projeto, proporciona entrega rápida, economia, redução de desperdício de recursos e receita máxima. Além de ajudar você a prever com segurança as consequências de suas decisões.

Fontes: Sienge | Engineering Management Institute |Connect Bim360 Autodesk

Se inscreva para receber nossos melhores conteúdos toda semana



Compartilhar