9 Ferramentas para construção civil, otimize sua gestão empresarial

Publicado em 31 de outubro de 2019 por Valéria França
Compartilhar

Ser competitivo é essencial para os dias de hoje, pois o mercado está cada vez mais exigente não é mesmo? Contudo, alavancar seu negócio por meio da inovação com novas ferramentas para construção civil é um grande começo para melhorar e aperfeiçoar processos internos, a produtividade e consequentemente, a lucratividade.

Conheça as melhores ferramentas para construção civil

Deixe de lado aplicativos como planilhas e processos antiquados de gestão. Eles não viabilizam integração dos setores de sua empresa  e não oferecem otimização na gestão e consequentemente irão impactar na lucratividade.

Portanto, irei listar aqui neste artigo 9 ferramentas poderosas para construção civil que lhe ajudarão a renovar os processos de sua empresa.

1. CRM

CRM  (Customer Relationship Management)  ou Sistema de Gestão do Relacionamento, é um software que permite o registro de clientes e o coloca como foco principal dos processos de negócio. Desse modo, objetivando identificar e antecipar suas necessidades. Assim, atendê-lo melhor, com qualidade, satisfazer e fidelizar.
É uma excelente ferramenta para incorporadoras, pois, oferece todo o controle de vendas, auxilia nas tarefas de corretores, imobiliárias, clientes, entre outros.

2. Chatbots

Os Chatbots tornam-se ferramentas inovadoras para construção civil. Desenvolvido com o intuito de se comunicar com usuários ou clientes, para automatizar processos de atendimento telefônico, que demandam muito tempo.

A ferramenta simula  uma experiência de conversa humana mais próxima possível do real. Algumas delas utilizam Inteligência Artificial para oferecer soluções instantâneas.

Os Chatbots possibilitam interagir com pessoas por meio de outras aplicações já conhecidas, tal qual, Messenger, Skype, Telegram entre outros que permitem integração. Portanto, poderia ser de grande auxilio para um empreendimento e suas unidades à venda.

Algumas delas oferecem até programas gerenciais para emissão de boletos, fazer negociações e enviar avisos de cobrança automaticamente. Os chatbots são o futuro do relacionamento empresa/cliente.

3. MS Project

Provavelmente você já conhece o  MS Project que faz parte do pacote Office da Microsoft.  Adequado para gerenciamento de projetos, uma das melhores ferramentas para construção civil. Auxilia em diversos pontos na rotina da atividade, assegura o sucesso do planejamento e da execução do projeto. Sobretudo em relação a custos, prazos entre outros.

4. Tabela SINAPI

A tabela SINAPI Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil é um banco de dados de preços, serviços, insumos e composições utilizado na indústria da construção civil. Que são atualizados mensalmente no site da Caixa Econômica. Dessa forma, se você utilizar a tabela SINAP como referência, você terá mais assertividade e produtividade em sua empresa.

5. Gerenciadores de projetos

Você tem várias opções de ferramentas de projetos,´como o Trello, Asana, Jira, Basecamp, Operand, com elas você consegue gerenciar as suas atividades com produtividade e ficar sempre dentro dos prazos. 

O Slack é uma boa ferramenta para construção civil, pois, auxilia na comunicação entre equipes, compartilhamento de informações e documentos, agiliza o trabalho e ajuda as equipes se organizar.

Outras boas ferramentas para construção civil são, as de anotações como, Google Agenda e o Evernote. São ferramentas em nuvem, oferece segurança do armazenamento e o acesso de qualquer lugar que você estiver. Se encaixam em diversos nichos.

6. Gestão de documentos

Armazenamentos como Google drive e Dropbox, possibilitam  salvar e compartilhar documentos e projetos na nuvem.

Assim sendo, sua equipe de  engenheiros, arquitetos, mestre de obras e demais profissionais envolvidos em um projeto podem ter acesso seguro, tanto na edição quanto no compartilhamento. Você pode por exemplo, armazenar seu projeto BIM e compartilhar com a equipe.

7. BIM

A metodologia BIM, já citada em outros artigos, permite a visualização tridimensional e informativo não só do que foi projetado, mas também, o que está sendo construído durante as atividades. 

Além disso, possibilita a equipe  permanecer no mesmo ambiente virtual, a comunicação e a atualização crucial de maneira direta entre essa equipe, de tal forma que, permite centralizar e integrar os dados, impedindo assim problemas de comunicação que causam revés na obra.

8. Softwares para licitação

Sua intenção é participar de licitações públicas? Ferramentas que permitem emitir alertas e lembretes podem ser bastante úteis. O alerta licitação é uma boa opção gratuita para instalar no seu celular. Você pode adquirir também as aplicações de empresas especializadas, como a Effecti, Reap e Licit Mais Brasil.
Essas aplicações além de emitir alertas, ajudam a filtrar os editais mais interessantes para você e sua construtora, por palavras-chave e região.

9. ERP – Software de gestão para construção civil

Um sistema integrado de gestão como um ERP (Enterprise Resource Planning), é o software mais importante para gestão gerencial. Ele integra todos os dados de diversos departamentos, automatiza processos,  exclui o retrabalho e oferece segurança e confiabilidade nas informações.

Com essa integração desde a engenharia, suprimentos, financeiros, contábeis até suporte a decisão,  ele permite controlar todos os processos.

Sendo assim, o ERP entende todas as nuances do nicho e consegue controle completo dos processos de uma construtora. Como por exemplo, o software  Sienge Plataforma.

O Sienge Plataforma têm a sua disposição até 13 módulos, associados aos departamentos da sua construtora ou incorporadora. Ele integra de forma eficiente as informações, ajuda a aumentar a produtividade, contribui para redução de custos e desperdícios nas obras. 

Evita problemas ocasionados por erros de dados não integrados, como por exemplo, controle manual das obras e da empresa em planilhas excel avulsas e sem junções de informações.

Veja de maneira compacta  os 13 módulos do Sienge e o que ele pode fazer pela sua construtora.

Engenharia

Controle no orçamento (Importação das tabelas SINAPI), organiza insumos e serviços em grupos, planejamento e acompanhamento de obras;

Suprimentos

Otimização dos fluxos de compras, dos estoques, da distribuição de materiais e da contratação de serviços dentro de cada obra. Assim, você tem a previsibilidade nas compras de materiais. 

Financeiro

Controle e gerenciamento de todas as atividades do Contas a Pagar, Contas a Receber e transações no Caixa e nos Bancos. Relatórios de acordo com a necessidade de sua empresa;

Nota fiscal eletrônica

Gestão do processo de recepção e emissão de NF’es, não apenas impressas como também eletrônicas;

Contabilidade

Transformação dos dados financeiros em lançamentos contábeis, automaticamente. Oferecendo assim, segurança e agilidade nas emissões das obrigações contábeis, emissão de demonstração contábeis a qualquer momento;

Comercial

Cadastro e controle de prospects, bem como, acompanhamento do funil de vendas, de unidades disponíveis e lançamento de contratos;

Gestão de ativos

Controle dos bens patrimoniais da construtora, frota de veículos e equipamentos em geral;

Suporte à decisão

Acesso a dados e relatórios para processos de tomada de decisão gerenciais, bem como, fluxo de caixa realizado e a realizar, análises das necessidades de antecipação de receitas, acompanhamento dos resultados do negócio ao longo do tempo;

Gestão da qualidade

Estruturação de programas de qualidade para processos de certificação, como a ISO 9001, ISO 14001 e PBQP-h. Com propósito de, definir e controlar indicadores, vinculando-os assim, aos planos de metas e medições de acompanhamento;

Recursos humanos

Otimização do fluxo operacional e agilidade no processo de administração pessoal da construtora;

Segurança

Controle de  permissões de acesso aos dados a apenas alguns usuários;

Aplicativos

Mais mobilidade  e praticidade para a empresa, bem como, aprovação de pedidos de compra por um smartphone ou tablet.

Integração BIM

Criação de orçamentos mais assertivos e confiáveis, em menos tempo.

O Sienge pode integrar todos os dados dos setores e além disso, vincular as informações com outras ferramentas para construção civil, sobre os quais mencionamos aqui nesse artigo.

Se você precisa de um CRM, chatbot, BIM e precisa integrá-los em um ERP é só uni-los para obter mais produtividade e eficiência.

Portanto,  aperfeiçoar sua gestão empresarial com ferramentas inovadoras é essencial para proporcionar ganhos de produtividade, baixo custo, qualidade nos processos e acima de tudo, lucratividade!

Se interessou, quer saber mais e conhecer mais sobre o Sienge?  Clique aqui e peça uma demonstração, ou fale conosco no (31)3653-4576.

Fonte: Site Sienge

Se inscreva para receber nossos melhores conteúdos toda semana!


Compartilhar