O que é BIM? Tenha orçamentos assertivos com apoio dessa Tecnologia

Publicado em 9 de julho de 2019 por Valéria França
BIM - Building Information Modeling

Partir para um conceito novo como o Building Information Modeling(BIM) ou em Português, Modelagem da Informação da Construção, para inicio nos projetos de construção civil não é um desafio fácil, principalmente  na fase de pesquisar as tecnologias certas para BIM ajudar a gerir processos e resultados em cada etapa do ciclo construtivo.

Por mais que essa etapa possa parecer complexa, os resultados valem a pena. Resultados de pesquisas e estudos segundo Fernando Silva Ramos, arquiteto e consultor para implementação BIM da Softplan apontam que, uma empresa que já possui todos os processos em BIM é capaz de produzir seus projetos até 75% mais rápido e com eficiência.

Por mais que essa etapa possa parecer complexa, os resultados valem a pena. Resultados de pesquisas e estudos segundo Fernando Silva Ramos, arquiteto e consultor para implementação BIM da Softplan apontam que, uma empresa que já possui todos os processos em BIM é capaz de produzir seus projetos até 75% mais rápido e com eficiência.

Mas afinal, o que é o BIM?

Um projeto em BIM deve unir todas as partes envolvidas no planejamento de uma construção, incluindo informações detalhadas de cada  construção, e que podem ser utilizadas por todos, desde engenheiros e arquitetos até responsáveis pela compra de materiais.

Em um Software que aborda o conceito, todos podem trabalhar no mesmo projeto em tempo real utilizando o mesmo arquivo, os dados que competem a sua atividade e especialidade.

Exemplo do Software Revit com a aplicação BIM

Dentre os recursos além dos dados como dimensões de paredes, localização de tubos de gás e canos hidráulicos, oferece também informações quanto a tipo e quantidade de  insumos e mão de obra utilizados também.

Ao modelar uma parede usando o BIM, por exemplo, é possível especificar não só todas as medidas necessárias como também o material no qual será feita a parede, como  custos, fabricantes, propriedades térmicas e acústicas, dentre muitas outras possibilidades.

Aplicações de BIM agregadas em novas tecnologias é uma realidade cada vez mais próxima,  softwares do segmento como Autodesk Revit, Vector Works e ArchiCad são exemplos.

Características e vantagens:

The National BIM Standard-United States® (NBIMS-US™) é a modelagem da Informação da Construção, uma referência  de boas práticas,  fonte de experiências e conhecimentos compartilhados por meio da colaboração dos participantes para gerar informações sobre o empreendimento.

Visando a  dificuldade em  trabalhar em conjunto, devido a grande variedade de especificações envolvidas, e que pode ser um detalhe complicado em um projeto,  O NBIMS-US™  concluiu que no Estados Unidos “as construções demandam mais custos e tempo para serem entregues do que deviam”.

Por isso, a colaboração de informações entre os  participantes envolvidos nos processos de construção é essencial, assim arquitetos, construtores, engenheiros e fornecedores podem obter informações necessárias para tomada de decisões assertivas. Visto que, todo tipo de alteração que fizerem no modelo será executada e processada em tempo real.

Portanto, essa automação ágil dos processos auxilia no tempo e na redução de custos.

Outros benefícios que o BIM pode levar à sua construtora seria cumprimento das  datas dentro do cronograma, testar soluções prévias, todo o projeto pode ser visualizado e revisado facilmente, garantindo precisão e a otimização de recursos e processos. E ainda a troca de informações e comunicação de forma eficiente entre os participantes.

Fonte: Site Sienge