Discovery: Como o Sistema Sienge pode trazer ainda mais valor na Gestão de Obras?

Publicado em 10 de setembro de 2019 por Valéria França
Mais Inovação e Valor para o cliente 2G Soluções

Na manhã e tarde do último dia 21 de agosto tivemos um encontro produtivo com os clientes 2G do Sienge, onde realizamos o Discovery dos principais processos para Gestão da Qualidade e Elaboração de Orçamentos de Obras. O evento foi facilitado por Giseli Anversa, Product Manager dos módulos de Engenharia e Gestão da Qualidade do Sistema Sienge.

O Discovery é uma metodologia utilizada no desenvolvimento de Produtos Digitais, que tem por principal objetivo identificar quais são os processos mais trabalhosos em uma rotina e como o software pode tornar esta rotina mais fácil. Portanto, a proposta do evento foi ouvir os clientes, de forma a agregar ao Sistema Sienge mais valor na Gestão de Obras.

O Sistema Sienge com a Metodologia discovery, juntamente com a  2G Soluções, vem para ouvir seus clientes.
2G Soluções parceiro Sienge, promoveu o encontro Discovery para ouvir seus clientes

Processos importantes na Gestão da Qualidade

Pela manhã o tema abordado foi a Gestão da Qualidade.

Entre as rotinas levantadas pelos clientes foi debatida a importância do pré-cadastro de fornecedores e registro da avaliação de critérios de homologação. Os clientes destacaram a importância de registrar o histórico de avaliações, fornecendo parâmetros para uma decisão assertiva na escolha do melhor fornecedor e atender os quesitos da Qualidade.

Alguns exemplos de critérios de homologação são o enquadramento dos fornecedores aos valores da Construtora, como questões de solidez, relacionamento, valorização de pessoas, etc. Portanto, o não-atendimento a este critério pode impactar na qualidade do empreendimento, ao optar-se pela contratação de um fornecedor com qualificação baixa.

O Sistema Sienge, ERP de gestão promove inovação e valor para seus clientes
O Sistema Sienge, ERP de gestão promove inovação e valor para seus clientes.

Como o Sienge pode ajudar os clientes a ganhar mais obras?

No período da tarde o tema abordado foi Engenharia de Custos.

Giseli Barbosa Anversa ressaltou que “não basta prospectar a obra, também é importante a taxa de conversão. Uma das funções do sistema Sienge é tornar os processos mais ágeis e assertivos, aumentando a eficiência de nossos Clientes, que passam a ter maior taxa de conversão”.

Com base nisso, como o ERP Sienge pode ajudar os clientes a ganhar mais obras? Uma das ferramentas que auxiliará neste desafio é a Planilha de Pré-Orçamento, que tem por base atender três requisitos: Agilidade, Segurança e Competitividade.

Assim, a Planilha de Pré-orçamento vem aí para tratar esse desafio!

Giseli apresentou as principais funcionalidades da ferramenta, baseadas em critérios operacionais e estratégicos. A nova feature está na versão Beta.

O que significa isso?

A primeira versão,  que ainda não apresenta todas as funcionalidades, será construída em conjunto com os clientes Sienge, que terão a oportunidade de opinar nos pontos mais importantes. Assim, a Planilha será aprimorada com base nos feedbacks dos clientes, na medida em que vão utilizando.

Fica claro que, estando mais próximo das necessidades dos Clientes, aperfeiçoa-se o desenvolvimento do sistema Sienge. Esta sinergia permite criar soluções que tragam mais valor à Construtoras e Incorporadoras, e sejam mais intuitivas para o uso.

O  Sistema Sienge - A primeira versão, que ainda não apresenta todas as funcionalidades, será construída em conjunto com os clientes Sienge
A primeira versão, que ainda não apresenta todas as funcionalidades, será construída em conjunto com os clientes Sienge

Funcionalidade intuitiva e com uma nova tecnologia

A Planilha de Pré-Orçamento vem em um formato bem diferente, com uma tecnologia totalmente nova. Como resultado, estão menus auto- explicativos e requisitos úteis, como uma coluna para “Preço Unitário”e a possibilidade da edição dos dados principais do projeto, logo ao adicionar uma nova obra, nomeando e salvando. Também é possível agrupar e hierarquizar serviços com mais facilidade.

Uma chave de ouro da funcionalidade hoje é, se o cliente tem uma planilha em formato CSV (extensão Excel), e tem toda a estrutura analítica de orçamento que quer orçar e quer importar para o Sienge, é possível executar e enviar seu arquivo.

Outra funcionalidade, é possibilidade visualizar linha a linha o que está importando. Caso ocorra algum erro, é possível identificar em qual linha a inconsistência aconteceu, para fazer a correção do arquivo de origem.

Além disso, após elaborar o orçamento, é possível exportá-lo em formato .csv, para o Excel, LibreOffice ou Google Sheets.

Sistema Sienge – Integração e flexibilidade com tabelas de referências

Nas próximas atualizações  desta versão beta, será possível informar qual a tabela SINAPI de referência e buscar o preço SINAPI logo após digitar o código SINAPI. Vale destacar que esta tabela é uma referência de preço bastante sólida no mercado.

Assim, em caso de concorrência pública, via edital de licitação, ou concorrência privada, pode-se rapidamente montar uma estimativa de orçamento com informações mais fáceis e seguras do que se teria no Excel.

Então, a partir daí, ganhou essa obra? Aí sim, você envia para o sistema de Orçamento do Sienge para gerar o Orçamento Executivo.

Outra funcionalidade que está sendo avaliada é a possibilidade de trabalhar multitabelas de referência. Então, se você necessitar utilizar Sicro, SINAPI e a tabela própria, em breve será possível! Se quiser utilizar só o SINAPI, também poderá. Quer criar composições e insumos ali? Vai conseguir.

Em primeiro lugar, segundo Giseli, a função Sienge como sistema de informação especialista na Indústria da Construção,  é oferecer a segurança na ferramenta para que o gestor se preocupe apenas em raciocinar sobre as tomadas de decisões e principalmente ser mais assertivo, devido os dados que ele possui por meio do sistema.

Em suma, é isso que o ERP Sienge está propondo hoje, ir a campo conversar  e ouvir o cliente, que entende do produto e do desafio, assim, identificar suas dores, oferecer a melhor solução  e agregar cada vez mais valor na entrega.

Se inscreva para receber nossos melhores conteúdos toda semana!