Evento Sinduscon: Inovação na Construção Civil

Publicado em 27 de setembro de 2019 por Valéria França
Evento Minascon

A 2G Soluções sempre acompanhando a inovação do setor, teve o prazer de ser uma das patrocinadoras de um dos maiores eventos da Indústria da Construção Civil em Belo Horizonte, o 18º Congresso Sinduscon-MG  que aconteceu ao final deste mês de setembro de 2019.

Portanto, trouxemos neste post tema e entrevista realizados no evento que abordam a  realidade do mercado atual, para você ficar por dentro das tendências e acompanhar as mudanças que o setor está buscando.

Qual o papel da Inovação e Tecnologia no setor da Construção?

Temas como inovação e tecnologia foram salientados como grandes pilares para todos os tipos de processos na Construção Civil, seja dentro da questão da entrega de chaves, gestão, relacionamento com cliente e sustentabilidade.  Portanto, a tendência do mercado é  renovar inovando.

 Juntamente com  a inovação, vem o surgimento de novas tecnologias,  que  impulsionam a produtividade, mantém assim competitividade, impacta de forma positiva esse ecossistema.

Temas como inovação e tecnologia foram salientados
Temas como inovação e tecnologia foram salientados como grandes pilares para todos os tipos de processos na Construção Civil

 Assim, durante o evento procuramos ouvir e  registrar opiniões das pessoas que estão imersas no setor e antenadas nas tendências.  Portanto, dentro das  questões relevantes e de grande importância abordados no evento, tivemos  a honra de encontrar e conversar com o presidente do Sinduscon,  o Engº Geraldo Jardim Linhares Júnior, que gentilmente  nos concedeu uma breve entrevista durante o  18º Congresso Sinduscon-MG de 2019.

2G: Como você entende o mercado atual, ele está em recessão ou início de crescimento?

Geraldo Jardim : Eu entendo da seguinte maneira,  o mercado é seletivo em termos de segmento, se você trabalhar por exemplo, com mercado de alto padrão, este começa ter uma recuperação, agora, se falar de Minha Casa Minha Vida, existe um problema de recurso ainda, esses recursos são limitados, além da grande burocracia, pendências com prefeituras  e outros…  Obras Industriais, começaram a ter um crescimento, o pessoal de montagem industrial estão começando a ter novas obras, os contratantes voltam a inserir licitações no mercado, Petrobrás, Vale, etc. Estou abrangendo, porque a Sinduscon, hoje, não é só um sindicato que abrange só as empresas imobiliárias, ele também trabalha com outros segmentos. Loteadoras também! Loteamento, atualmente,  vende-se razoavelmente bem, principalmente no interior estado.

O que está mais sofrendo no momento é o baixa renda, que está com maiores dores, em função justamente de uma política habitacional.  O Governo que entrou agora ainda não estabeleceu uma previsibilidade das coisas. Em suma, há alguns segmentos que estão indo bem, outros segmentos que ainda estão patinando. Acredito que nós teremos uma retomada total em Minha Casa Minha Vida, só a partir de uma política nacional estabelecida pelo novo Governo, fora isso continuaremos estagnados.

2G: Somos uma empresa Inovação da Indústria da Construção Civil, representamos software de gestão para o setor,  e na sua opinião, como estão os investimentos das construtoras e incorporadoras mineiras na área de Inovação e Tecnologia?

Geraldo Jardim : Acredito que a Inovação é a palavra do momento, todas as empresas estão adeptas, aderem à Inovação, todos estão em busca de novos caminhos. É muito ruim vermos uma indústria tão importante que gera tantos empregos, mas ainda muito artesanal. Então, acredito que isso é uma meta de todos nós, mas sem perder o nosso grande poder de negociar com o Governo para gerar novos postos de trabalho. Portanto, temos que unir a Inovação com continuidade com grandes projetos que geram postos de trabalho. Como exemplo, dentro dos trabalhos da Fiemg, temos atualmente várias startups fazendo trabalhos muito interessantes, eu acredito plenamente em Inovação. Enfim, Inovação é tudo, começa desde projeto, é relacionamento com cliente entre outros. Estamos vivendo um momento em que as empresas estão recorrendo para serem competitivas, caso contrário, serão atropeladas pelo futuro.

Tecnologia: Modernizar sem perder a humanização

Portanto,  a fim de se adaptarem a nova era digital e tecnológica,  a Indústria da Construção vem adquirindo ferramentas de colaboração mais modernas como, sistemas de informação, eficientes para reduzir custos, otimizar e integrar processos, inovando na política de resíduos e em novos materiais para diminuir o impacto ambiental, entre outros avanços.

Neste contexto, a 2G Soluções em TI vem contribuindo com inovação, modernização e aumento de produtividade com softwares de gestão especialistas na indústria da construção, a fim de lhe oferecer as melhores soluções para seu negócio.

Assim, modernizar sem perder a humanização representa um grande salto para o mercado da indústria da construção civil.

Se inscreva para receber nossos melhores conteúdos toda semana!